
São Paulo registra temperaturas comparadas às da região mais frias do planeta
Da redação da São Paulo Tv Bene Correa
Frio digno de Sibéria. Foi esta a sensação que os moradores de algumas cidades paulistas enfrentaram na manhã desta quarta-feira (25) para ir trabalhar, estudar ou cumprir outros compromissos.
Pelo menos 34 cidades do estado de São Paulo registraram temperaturas mais baixas do que as da região mais fria do planeta.
Quase todas as estações meteorológicas do estado amanheceram com temperaturas menores do que as registradas em Oymyakon e Yakutsk, na Rússia.
Essas cidades ficam na Sibéria e são consideradas as áreas, com presença de pessoas, mais frias do mundo, embora estejam atualmente no verão. A temperatura por lá nesta quarta-feira atingiram, respectivamente, 11ºC e 14ºC.
Cidades da Sibéria vivem o verão e têm tempo “ameno”. A temperatura média da região da Sibéria hoje é um alívio em comparação ao período de inverno, quando as mínimas chegam perto dos -70ºC.
O livro dos recordes não reconhece oficialmente nenhuma cidade como “a mais fria do mundo”, mas a proximidade dessas vilas do Círculo Polar Ártico tornam os locais conhecidos pelo frio intenso
Na capital paulista, a média da manhã foi de 5,5ºC. Na zona sul da cidade, que costuma ter as mínimas absolutas, os termômetros ficaram negativos, em -0,7ºC, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.
A menor temperatura entre as estações meteorológicas do Inmet foi em Campos do Jordão. A cidade na Serra da Mantiqueira teve 1,3ºC nesta manhã.
De acordo com a Defesa Civil de São Paulo, que contabiliza outras estações meteorológicas, a menor temperatura no estado foi em Corumbataí, na região central do estado, que teve -2,4ºC.
Bertioga, no litoral paulista, amanheceu registrando 13,4ºC, e foi a única estação meteorológica do Inmet com temperatura acima dos 10ºC.
