
A poucas horas do fim do prazo, 8 milhões ainda não entregaram a declaração do IR
Da redação da São Paulo Tv Brasilia e com informações da Agência Brasil
A contagem regressiva foi acionada e estamos a poucas horas do término do prazo dado pela Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Se você ainda não entregou, um lembrete: o envio dos dados pode ser feito somente até às 23h59min59s desta quinta-feira.
E como sempre, milhões de brasileiros que gostam de emoção deixaram para entregar nas últimas horas, e alguns até nos últimos minutos. Neste ano, 8 milhões de contribuintes estão nesta situação.
Até as 17h47 desta quinta-feira (29), a Receita Federal contabilizava o envio de 38.149.275 de declarações. O número equivale a 82,57% do total esperado para este ano.
Segundo a Receita Federal, 58,8% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 21,8% terão que pagar Imposto de Renda e 19,5% não têm imposto a pagar nem a receber.
A maioria dos documentos, 83,6%, foi preenchida a partir do programa de computador. Já 11,2% dos contribuintes recorreram ao preenchimento on-line, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco, e apenas 5,2% declararam pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.
Mais de 46 milhões devem declarar IR
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física este ano, o que representa um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.
As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar.
As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.
