
Belém acelera obras para receber participantes da COP30
Da redação Bene Correa Com informações da Veja e Veja Negócios
Especialistas, empresários e autoridades participaram, nesta segunda-feira (26), de um evento em São Paulo para discutir o tema “COP30 – O que o Brasil deve entregar ao mundo em Belém”.
O governador do Pará, Helder Barbalho, lembrou que “por 12 dias, Belém será a capital do mundo”.
E para receber o mundo, a capital paraense foi transformada num verdadeiro canteiro de obras. Segundo Jader Barbalho, há um conjunto de 30 obras sendo realizadas, que criaram 5 mil empregos no setor da construção civil, além de investimentos de cerca de R$ 5 bilhões envolvendo município, estado e governo federal. De acordo com o governador paraense, “são intervenções que vão alavancar a qualidade da cidade como um todo, no centro e na periferia”.
Na palestra de abertura, Jader Barbalho falou sobre o “Compromisso de Belém”, que vai nortear as ambições brasileiras na COP30. ”Há uma desconfiança se a cidade vai estar preparada. Mas com muito esforço de trabalho vamos deixar um belo legado para a cidade”, disse Barbalho.
Como herança do principal evento da agenda climática global, a população de Belém receberá obras que estão sendo realizadas nos setores de infraestrutura, saneamento e hotelaria, entre outras que deverão ser concluídas nos próximos 168 dias.
Entre as obras mais importantes para a cidade estão o Parque da Cidade, Parque Linear da Nova Doca e a Ponte do Outeiro.
Além disso, mais de 100 mil pessoas estão sendo capacitadas para trabalhar no evento. Outro destaque é que, no primeiro trimestre deste ano, mais de 24 mil empresas já foram abertas na região.