
Gripe aviária suspende a exportação de frangos para nove países
Da redação da São Paulo Tv Com informações do UOL e folha
A confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja em Montenegro, município gaúcho de 64 mil habitantes, a cerca de 60 km de Porto Alegre, provocou a suspensão das exportações de frango e derivados do Brasil para nove destinos.
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, nesta lista estão países que suspenderam as importações e os que tiveram as certificações das exportações interrompidas pelo Brasil, conforme previsto em acordos sanitários.
Entre os países que comunicaram a suspensão das importações de todo o Brasil, estão:
- Chile
- Argentina
- Uruguai
- México
- Coreia do Sul
E o Brasil parou de certificar exportações aviárias, de acordo com acordos sanitários estabelecidos, para: - China
- União Europeia
- Canadá
- África do Sul.
Outros países, como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas aprovaram embargo limitado ao município gaúcho.
Segundo o governo, com a chamada regionalização do caso de gripe aviária, produtos de outras cidades gaúchas e regiões do país continuam a exportar normalmente para esses locais.
O primeiro caso de gripe aviária do país em granjas comerciais tira do Brasil o privilégio de ser o único grande produtor mundial livre da doença.
Cerca de 17 mil aves morreram na granja de Montenegro, que é voltada para a produção de ovos férteis. A maioria dos animais morreu por ação do vírus H5N1, enquanto outros tiveram de ser abatidos para evitar o contágio.