Da Redação da São Paulo TV Jornalista Bene Correa Fotos Mateus Meneses
veja no Instagram de Ricardo Teixeira sobre a entrevista Instagram
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira, recebeu nesta terça-feira (13) o jornalista Ciglioni para um bate-papo sobre o trabalho dos vereadores e os desafios de comandar a maior Casa Legislativa da América Latina. Numa conversa descontraída e informal, Teixeira abordou vários assuntos, como mobilidade urbana, meio ambiente e programas desenvolvidos pela Câmara Municipal, como o Parlamento Jovem e Câmara Aberta.
Eleito no início do ano para um mandato de 12 meses, Teixeira pretende neste período tornar a Câmara realmente a Casa do Povo e ouvir todos os segmentos da sociedade representados pelos 55 vereadores eleitos pela população de São Paulo. Veja alguns tópicos abordados na entrevista, que em breve estará disponível em nossos canais.
Programa Câmara Aberta Segundo Ricardo Teixeira, a ideia é abrir as portas da Câmara Municipal, nos finais de semana, para a população conhecer o Palácio Anchieta, que em seu interior guarda uma boa parte da história política de São Paulo, além de verdadeiras obras de arte. Acompanhados de monitores, os visitantes podem conhecer os Plenários, onde os parlamentares se reúnem para debater e tomar decisões importantes que impactam a vida da população de São Paulo, as Salas de Comissões, os gabinetes dos vereadores e até a Sala da Presidência. As visitas só são possíveis graças a um plano de segurança preparado pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana, para evitar que qualquer ato de vandalismo seja registrado.
“A ideia é abrir as portas da Câmara nos fins de semana para que a população possa conhecer o Palácio Anchieta, um espaço que guarda parte importante da história política de São Paulo”, destacou Teixeira.
Parlamento Jovem Ricardo Teixeira falou também sobre a importância de despertar nos jovens o interesse pela política. O projeto Parlamento Jovem não é uma novidade e vem sendo desenvolvido já há algum tempo pela Câmara Municipal. O presidente explicou que a participação é feita por meio de inscrições feitas pelas escolas. Os estudantes escolhidos têm a oportunidade de se tornar vereador por um dia, participando de debates e até mesmo apresentando projetos, que podem sair do campo das ideias e tornar um Projeto de Lei, com tramitação pelas Comissões da Casa e chegar até o Plenário para ser votado pelos vereadores. De repente, uma ideia desenvolvida por alunos da rede pública pode se tornar lei de fato e impactar a vida do paulistano.
“Queremos despertar nos jovens o interesse pela política. E mais do que isso: permitir que suas ideias possam virar leis e impactar a cidade”, afirmou o presidente.
Mobilidade O presidente também abordou a preocupação dos vereadores em construir pontes que melhorem o deslocamento das pessoas por São Paulo, uma cidade com problemas graves de trânsito e de transporte público. Segundo ele, é na Câmara, por exemplo, que se decide a concessão de benefícios para empresas se instalarem e investir nos bolsões periféricos, permitindo que as pessoas possam trabalhar perto de casa, sem a necessidade de longos deslocamentos.
“A Câmara tem papel decisivo na concessão de incentivos fiscais para empresas se instalarem nas regiões periféricas. Isso permite que o cidadão trabalhe perto de casa, sem precisar atravessar a cidade.”
Moto-táxi Ricardo Teixeira diz que não é contra a implantação do serviço na cidade. Porém, ele alerta que é preciso discutir este tipo de transporte, já que a realidade mostra um aumento no número de pessoas que utilizam a moto como transporte e também no número de acidentes. O presidente questiona se a população está preparada para discutir o efeito colateral que este tipo de transporte pode trazer para a vida dos motociclistas e dos passageiros. Teixeira também quer aprovar políticas públicas que estabeleçam pontos de apoio aos trabalhadores que usam a moto como ferramenta de trabalho, com a implantação de locais para estacionar, descansar e se alimentar.
Diversidade de ideias na Câmara Ricardo Teixeira lembrou que a Câmara Municipal é uma síntese do pensamento do eleitor da cidade de São Paulo. Lá estão representadas todas as ideologias e é preciso ouvir o que todos têm a dizer, independente da visão de mundo de cada parlamentar.
Participação da mulher no Parlamento Municipal De acordo com Ricardo Teixeira, a eleição de mulheres vem crescendo e a participação delas na política é de suma importância. Ele lembrou que em todos os anos de existência, a Câmara Municipal nunca teve uma mulher na presidência da Casa. O presidente confidenciou que este momento pode estar se aproximando.
“A presença feminina está crescendo, e isso é fundamental. Mas a Câmara jamais teve uma mulher na presidência. Esse momento pode estar próximo”, revelou Teixeira.
Meio Ambiente Teixeira falou também sobre a preocupação de enviar um grupo de vereadores para debater e apresentar projetos na COP-30, que será realizada em Belém, no Pará. Na avaliação dele, a presença de parlamentares da maior cidade do País é mais do que necessária para troca de experiências e de aprendizado.
“A Câmara precisa estar presente nos grandes debates globais.”, disse.
Exibição e agradecimentos
A entrevista completa com o presidente Ricardo Teixeira vai ao ar no próximo dia 20 de maio, às 11h, pela AllTV, no canal oficial https://www.youtube.com/@alltvtube.
A equipe da São Paulo TV presente na entrevista foi composta pelo jornalista Bene Correa e pelo gerente de externas André Calio, que também é diretor da AMCTV IP.
A diretoria da São Paulo TV, da AllTV e da AMCTV agradecem à jornalista Ana Paula Quarantani, da SECOM Câmara Municipal de São Paulo, ao diretor da SECOM, Joaquim Vidal, e à jornalista Viviane Cezarino, pelo apoio institucional e colaboração para a realização desta produção.