
Copom se reúne e mercado aposta em nova alta dos juros
Da redação da São Paulo Tv Ilustração: Inteligência Financeira.
O Comitê de Política Monetária (Copom) tem reunião marcada para terça (6) e quarta-feira (7) para decidir a nova taxa básica de juros do país.
O consenso entre os analistas é de que o Copom vai aumentar em 0,5 ponto percentual a Selic, totalizando uma taxa de 14,75% ao ano.
A expectativa de uma parte do mercado financeiro é de que esta seja a última alta do ciclo atual que, se oficializado, será o maior patamar registrado desde agosto de 2006.
Uma outra parte prevê que os aumentos na Taxa de Juros serão mantidos, com a Selic podendo chegar a 15% ao ano.
Além da reunião do Copom, a divulgação de outros indicadores econômicos vai criar muita expectativa no mercado financeiro durante a semana.
Reunião do Fed na quarta-feira
Na quarta-feira (7), o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, vai decidir a taxa de juros do país. A expectativa do mercado é de que seja mantido o tom de cautela diante das incertezas geradas pelas declarações do presidente Donald Trump, que também influenciam a decisão política monetária do Brasil.
Desemprego nos Estados Unidos
Na quinta-feira (8), serão divulgados os números semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos.
Também merece destaque o leilão de títulos prefixados do Tesouro Nacional.
IPCA
Na sexta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril. A inflação divulgada pode influenciar as decisões futuras do Copom sobre a trajetória da política monetária nos próximos meses.