
Morre Nana Caymmi, uma das maiores cantoras brasileiras
Da Reportagem da São Paulo Tv foto Lívio Campos / Divulgação
Nana morreu nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, aos 84 anos.
A cantora estava internada desde 26 de agosto. Na época, a informação divulgada pelo hospital era que ela precisaria fazer ajustes no marcapasso. Dias antes, Nana foi internada com dores no tórax. Ela foi submetida a um cateterismo cardíaco, que não apresentou obstrução.
Além disso, a cantora foi submetida a uma traqueostomia durante o período prolongado de internação. O procedimento consiste em fazer uma abertura na traqueia para criar um atalho para que o paciente respire.
No dia 26 de julho, a cantora já havia dado entrada no mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca. Dias depois da internação, ela passou por um implante de marcapasso.
Em 2015, a artista ficou nove dias internada para tratar uma úlcera no estômago e precisou fazer uma cirurgia gástrica por videolaparoscopia. O procedimento foi bem-sucedido e logo ela recebeu alta.
Nana Caymmi nasceu em abril de 1941. Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, ela seguiu os passos da família e construiu uma das carreiras mais bem-sucedidas da música popular brasileira.
Primeiro trabalho foi em 1960, quando gravou “Acalanto”, para um LP do pai. A música foi composta por Dori para ser uma canção de ninar à filha. No mesmo ano, ela assinou com a TV Tupi e passou a se apresentar no programa “Sucessos Musicais”. A artista também se apresentou ao lado do irmão Dori no programa “A Canção de Nana”.
Ela gravou mais de 25 álbuns ao longo da carreira, a exemplo de “Renascer” (1976), “Mudança dos Ventos” (1980), “A Noite do Meu Bem” (1994), “Resposta ao Tempo” (1998) “Para Caymmi: de Nana, Dori e Danilo” (2004) “Sem Poupar Coração” (2009) e “Nana, Tom, Vinicius” (2020).
Em 2019, Nana foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o disco “Nana Caymmi Canta Tito Madi”. Escute a musica “Carinho e Amor” | Nana Caymmi Canta Tito Madi
Dois anos depois, a artista recebeu uma nova indicação para a mesma premiação, mas na categoria Álbum do Ano com o projeto “Nana, Tom, Vinícius”. Escute aqui Eu Sei Que Vou Te Amar