
Prefeito Ricardo Nunes encerra missão oficial à China com visita à líder mundial em tecnologias de biometano e hidrogênio
Redação São Paulo TV | Fonte: SECOM – Prefeitura de São Paulo fotos SECOM
Encerrando sua missão oficial à China, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, visitou nesta sexta-feira (25) a Fujie Environmental Tech, empresa líder em tecnologias de biometano e hidrogênio, localizada em Xangai. A visita marca um importante passo rumo à implementação de soluções sustentáveis e tecnologias limpas na capital paulista.
Acompanhado de sua comitiva, Nunes conheceu de perto inovações aplicadas ao tratamento de resíduos, geração de energia limpa e reaproveitamento de materiais orgânicos. O destaque da visita foi o Sistema Integrado de Desidratação e Secagem a Vácuo de Baixa Temperatura, que reduz a umidade do lodo, além de sistemas de purificação e enriquecimento de biogás que elevam a concentração de metano para mais de 95%.
“São Paulo se coloca à disposição e parabeniza a China por toda essa iniciativa e investimento na área tecnológica”, afirmou o prefeito. “Estamos aqui para aprender, avaliar e incorporar o que há de mais moderno no mundo em geração de energia limpa a partir de resíduos. Já avançamos bastante, mas queremos ir além.”
Atualmente, São Paulo já utiliza biometano produzido nos aterros sanitários para abastecer 22 caminhões e 27 carretas de coleta de lixo, demonstrando um compromisso concreto com a transição energética. Em breve, uma comitiva da Fujie Environmental Tech visitará a capital paulista para conhecer de perto esses avanços.
A empresa chinesa é reconhecida globalmente por sua atuação no tratamento de águas residuais e recuperação de recursos. Foi a primeira do setor listada na bolsa STAR Market, em Xangai, e detém mais de 100 patentes tecnológicas. Durante a visita, também foi apresentado o projeto piloto de cogeração com hidrogênio, que permite a produção simultânea de eletricidade e calor a partir desse combustível limpo.
Além da agenda técnica, o prefeito também se reuniu com o prefeito de Xangai, Gong Zheng, para fortalecer o intercâmbio entre as cidades-irmãs, promovendo parcerias em turismo, comércio e cultura.
A missão oficial, que segue agora para o Japão, tem como foco a troca de experiências nas áreas de sustentabilidade, mobilidade, segurança e inovação tecnológica, visando a qualificação de políticas públicas em São Paulo. Durante a semana, o prefeito também visitou grandes empresas como Huawei, Hikvision e Dahua, parceiras da Prefeitura no programa Smart Sampa, o maior sistema de monitoramento da América Latina.
No “Summit Valor Econômico Brazil-China”, Nunes participou do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, reforçando o protagonismo de São Paulo na aplicação de soluções tecnológicas voltadas ao bem-estar da população.
Na mesma viagem, foi firmada ainda uma linha de crédito com o Banco da China no valor de US$ 100 milhões, destinada à aquisição de mais ônibus elétricos para o transporte público paulistano.