
Pfizer dobra resultados no Brasil no primeiro semestre de 2025 e amplia investimentos em ciência e inovação
Da Redação da São Paulo Tv
São Paulo, 2 de julho de 2025 – A Pfizer Brasil registrou um desempenho histórico no primeiro semestre de 2025, dobrando seus resultados em comparação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado por avanços em todo o portfólio da companhia, de acordo com dados comerciais internos que abrangem suas operações no País.
Informações da IQVIA — que desconsideram as importações diretas da Pfizer — indicam um avanço de 36,2% nos resultados da empresa no chamado segundo nível de preço (PMB+NRA) entre dezembro de 2024 e março de 2025, na comparação com o mesmo intervalo de 2023. O desempenho da Pfizer superou em mais de três vezes o crescimento registrado pelo setor farmacêutico no período, que foi de 11,5%.
“Nossos resultados refletem o intenso trabalho de melhoria da nossa eficiência operacional realizado no último ano, com foco no fortalecimento da nossa estrutura de relacionamento com o cliente e na busca pela excelência”, destacou Alexandre Gibim, presidente da Pfizer Brasil desde o início de 2024. Segundo ele, o crescimento também se deve à força de novos produtos, como as vacinas Abrysvo, indicada para prevenção de infecções pelo vírus sincicial respiratório, e Prevenar 20, que oferece a proteção mais completa contra doenças pneumocócicas disponível no Brasil.
O Brasil, maior mercado da Pfizer na América Latina, tem se consolidado como polo estratégico para a pesquisa científica da companhia. Os investimentos em estudos clínicos vêm crescendo de forma consistente: foram US$ 11,85 milhões em 2022, US$ 12,33 milhões em 2023 e US$ 13,31 milhões em 2024. Atualmente, o País participa de 47 estudos clínicos, em parceria com 332 centros de pesquisa, em áreas como oncologia, hematologia, vacinas, doenças infecciosas e cardiovasculares.
A oncologia concentra mais de 40% dos investimentos em estudos clínicos da Pfizer no Brasil e é uma das prioridades globais da farmacêutica. Dos 108 programas no pipeline global, 55 são voltados ao desenvolvimento de soluções inovadoras contra o câncer. Um dos destaques mais recentes no País é a aprovação pela Anvisa da combinação inédita de Talzenna (talazoparibe) com enzalutamida para o tratamento do câncer de próstata avançado em estágio metastático — um dos tumores mais prevalentes entre os homens no Brasil.
“Pensar em cada pessoa que teve a vida transformada por uma inovação da Pfizer nos motiva a seguir adiante. As conquistas até aqui nos orgulham, mas esse é só o começo de um caminho que queremos continuar a trilhar ao lado de todo o time da Pfizer Brasil”, ressaltou Gibim. “Estamos solidificando a representatividade da nossa afiliada dentro da organização global e ampliando nossa participação de mercado para cumprir nosso propósito: levar saúde a milhões de brasileiros.”