
Oficinas dos Planos de Ação mobilizam moradores das Zonas Sul, Leste e Oeste de São Paulo
Prefeitura promove a quinta semana de encontros presenciais entre 25 e 28 de agosto
São Paulo – A Prefeitura de São Paulo dá continuidade ao processo participativo dos Planos de Ação das Subprefeituras (PAS) para o período 2026-2029, com uma nova rodada de oficinas presenciais entre 25 e 28 de agosto, voltada às regiões da Zona Sul, Leste e Oeste da capital. Os encontros acontecem sempre a partir das 19h, em locais específicos de cada subprefeitura.
Cronograma e locais das oficinas
A agenda desta quinta semana de encontros inclui:
- 25 de agosto (segunda‑feira): Ipiranga (Museu do Ipiranga — Av. Nazaré, com acesso pela Rua Cônego Vicente de Azevedo) e Vila Mariana (Subprefeitura da Vila Mariana — Rua José de Magalhães, 500).
- 26 de agosto (terça‑feira): Vila Prudente (Subprefeitura — Av. do Oratório, 172) e Sapopemba (CEU Papa Francisco — Rua Antonio Lázaro, 113).
- 27 de agosto (quarta‑feira): Lapa (Subprefeitura da Lapa — Rua Guaicurus, 1000).
- 28 de agosto (quinta‑feira): Mooca (CEU Carrão — Rua Monte Serrat, 380, na Tatuapé).Prefeitura de São Paulo+6Instagram+6aconteceagora.com.br+6Gazeta Virtual+2Capital SP+2
O que são os Planos de Ação das Subprefeituras?
Os PAS são instrumentos estratégicos de planejamento urbano local. Eles traduzem as diretrizes do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Regionais das Subprefeituras em ações concretas alinhadas às demandas e potencialidades de cada território. As propostas envolvem setores como saúde, habitação, mobilidade, cultura, infraestrutura e patrimônio cultural.
Ao todo, 32 oficinas serão realizadas – uma em cada subprefeitura –, entre julho e setembro, de segunda a quinta-feira, sempre às 19h.
Metodologia participativa
As oficinas são divididas em dois blocos temáticos:
- Meio ambiente, saneamento, infraestrutura e habitação
- Mobilidade, desenvolvimento econômico, equipamentos sociais e patrimônio cultural
Durante os encontros, participantes utilizam mapas em grande formato para identificar áreas problemáticas ou valorizadas e contam com fichas temáticas para registrar desafios e sugerir propostas.
Além disso, mesmo quem não participar presencialmente pode contribuir por meio da consulta pública online na plataforma Participe+, disponível durante o mês de agosto.
Histórico e relevância
Este ciclo de oficinas sucede uma fase inicial, que ocorreu entre abril e maio de 2025, envolvendo 36 audiências públicas e uma consulta virtual, essenciais para subsidiar os PAS, o Programa de Metas da Prefeitura e o Plano Plurianual (PPA).
O desenho dos PAS também está fundamentado em processos participativos iniciados em 2019, com a criação de Núcleos Regionais de Planejamento e forte atuação da sociedade civil na estruturação dos planos.Gestão Urbana+1
Por que isso importa
Essas oficinas são fundamentais para:
- Dar voz à comunidade na formulação de políticas locais
- Transformar mapas e dados em ações concretas e territorializadas
- Direcionar investimentos públicos conforme a realidade de cada região
- Aqui está um mapa das 32 subprefeituras de São Paulo, que ajuda a visualizar as regiões envolvidas nas oficinas dos Planos de Ação das Subprefeituras (PAS) 2026‑2029. Ele permite localizar facilmente as subprefeituras da Zona Sul, Leste e Oeste — como Ipiranga, Vila Mariana, Vila Prudente, Sapopemba, Lapa e Mooca — onde serão realizados os encontros entre 25 e 28 de agosto.

Como participar
- Pré-inscrições são recomendadas, mas não obrigatórias
- Comparecimento direto é bem-vindo
- A consulta online permanece aberta na plataforma Participe+