
Cadilac vence as 6h São Paulo
Jornalista Walter Westphal para a São Paulo Tv
São Paulo, 13 de julho de 2025 – A 5ª etapa do Mundial de Endurance da FIA WEC, a emblemática Rolex 6 Horas de São Paulo, registrada no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), foi marcada por um feito histórico: pela primeira vez, um fabricante norte-americano dominou o pódio da classe Hypercar. A Cadillac, em parceria com o Hertz Team Jota, conquistou uma impressionante dobradinha com o carro #12 de Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, seguido pelo #38 com Earl Bamber, Jenson Button e Sébastien Bourdais
Após dominar os treinos (pole position do #12 em 1:22.570) e resistir a uma penalização por pressão irregular dos pneus Lynn/Nato/Stevens mantiveram liderança firme, cruzando a linha de chegada com 57 segundos de vantagem sobre o carro-irmão. Julien Andlauer e Michael Christensen, da Porsche Penske #5, fecharam o pódio geral na terceira colocação
🔍 Contexto e repercussão
- Fim da hegemonia europeia: Ferrari, até então dominante, viu seus três carros oficiais ficarem muito para trás — o #83 oitavo, o #50 e #51 sem pontuar Diario AS. Toyota também sofreu desempenho abaixo do esperado .
- Balanço de Performance (BoP): ajustado, favoreceu a Cadillac e prejudicou concorrentes tradicionais, cenário confirmado pelo resultado decepcionante da Ferrari e Toyota .
💬 Falcon do grid: Cadillacs em festa
Alex Lynn enalteceu o momento ao lado da equipe: “sky is the limit” – o céu é o limite – afirmou ao site Motorsport, declarando que “é só o começo” para o projeto V‑Series.R. A vitória representa também o primeiro triunfo da Cadillac na FIA WEC, após investimentos contínuos desde 2022 . Segundo Sam Hignett, chefe da Jota Sport, a vitória “tirou um peso de 11 anos nas costas”, pois o time já triunfava na categoria LMP2 e com Porsche .
🏁 Na classe LMGT3
A disputa foi igualmente acirrada. O Akkodis ASP Team colocou a Lexus #78, com José María López, Clemens Schmid e Răzvan Umbrărescu, no topo do pódio da categoria . O brasileiro Eduardo Barrichello, no Aston Martin #10, brilhou na largada, conquistando a Hyperpole com 1:33.849, mas terminou dentro do top-5.
Outro destaque local foi Dudu Barrichello, que em manobra espetacular ultrapassou Michelle Gatting (Iron Dames) nas voltas finais, garantindo o 3.º lugar e aplausos da torcida . Já Augusto Farfus, brasileiro que correu ao lado de Pedro Ebrahim e Yasser Shahin na BMW, alcançou a 12.ª colocação na LMGT3 .
🌐 Reflexos no campeonato
- Construtores Hypercar: Ferrari ainda lidera, mas viu a Cadillac se firmar em 2.º lugar com pontos valiosos .
- Pilotos Hypercar: Trio da Ferrari #51 (Calado, Giovinazzi e Pier Guidi) permanece em 1.º, seguido pelo #83 (Ye, Kubica, Hanson); Lynn/Nato/Stevens ascendem ao 3.º lugar Diario AS.
🗓 Próxima parada: Estados Unidos
A temporada retoma de 5 a 7 de setembro, no Circuito das Américas (Austin, Texas), para a Lone Star Le Mans, conhecida como 6 Horas do Texas. Será a chance para Ferrari reagir e Cadillac provar que não foi casualidade.
Essa cobertura completa foi reforçada por portais especializados como SP TV Broadcasting e Automobilismo em Foco, com repórteres Regina Calderoni e Walter Westphal, garantindo ampla repercussão em São Paulo.



