
Ricardo Nunes reúne secretariado para alinhar projetos viários importantes para São Paulo
Da redação da São Paulo TV Bene Correa
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, se reuniu nesta terça-feira (8) com os secretários do governo para acertar os detalhes de um alinhamento de projetos viários e de requalificação de regiões da cidade.
Entre os projetos estão o VLT Centro, as obras da Sena Madureira e do Boulevard Marquês de São Vicente e JK.

VLT Centro
É um projeto que pode trazer de volta as viagens de bonde pelas ruas de São Paulo. A ideia é implantar o VLT, ou Veículo Leve sobre Trilhos, um novo modal de transporte que deve trafegar por 12 quilômetros de trilhos, divididos em duas linhas de 6 quilômetros cada uma.
As duas linhas, que devem receber o nome de árvores nativas da Mata Atlântica: Jequitibá e Sibipiruna, terão formato de círculo e vão se encontrar no Largo do Paissandu, no centro da cidade.
O projeto do VLT liga bairros como Brás e Bom Retiro e passa por lugares com muito movimento, como o Mercadão, a rua 25 de Março, o Vale do Anhangabaú, Praça da Sé e Parque Dom Pedro.
Segundo o diretor-presidente da SP Urbanismo, o VLT deve atender cerca de 130 mil pessoas e o preço da passagem será o mesmo cobrado no ônibus. O Bilhete Único também será aceito.
Obras da Sena Madureira
O futuro Complexo Viário Sena Madureira será composto por dois túneis, que totalizam 1.651m de extensão. O projeto prevê que o túnel norte começará na Av. Sena Madureira, altura da R. Botucatu. Já o túnel sul terá início na mesma avenida, próximo à R. Mairinque.
O novo Complexo promoverá a interligação da Av. Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, facilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi.
A implantação do túnel trará impactos positivos em diferentes aspectos.
Segundo a Prefeitura, quando concluído, o túnel vai melhorar a fluidez do trânsito com a redução dos congestionamentos e dos tempos de deslocamento. Além da melhora na qualidade de vida da população, o novo túnel vai gerar a redução da emissão de poluentes.
Boulevard Marquês de São Vicente e JK
Dentro do Programa de Metas apresentado pelo prefeito Ricardo Nunes está a desativação do Elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão, localizado na região central.
O fim do elevado seria possível com a construção de um corredor de 6,9 quilômetros chamado de Boulevard Marquês de São Vicente.
O trajeto interligaria avenidas da Zona Oeste, como a própria Marquês de São Vicente e a Sérgio Tomás, até a avenida Salim Farah Maluf, na Zona Leste. A conclusão da obra vai viabilizar a desativação posterior do Elevado Presidente João Goulart.
Secretários e assessores reunidos
Na reunião convocada pelo prefeito Ricardo Nunes em seu gabinete estiveram presentes o vice-prefeito Cel. Mello Araújo, e os secretários de Governo, Edson Aparecido; Comunicação, Fábio Portela; Subprefeituras, Fabrício Cobra; Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi; Planejamento e Eficiência, Clodoaldo Pelizzoni; Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro e Adriana Boggio; Habitação, Cacá Vianna; SIME/SGM, Cibele Molina; e Gabinete do Vice-Prefeito, Milton Alves.
Também participaram os chefes de Gabinete do Prefeito, Vítor Sampaio e Imprensa do Prefeito, Flávio Freire; os assessores Daniel Teixeira de Lima (SVMA) e Kátia Silene Batista dos Santos (SEHAB); além dos diretores-presidentes Marco Alessio Antunes (SP Obras) e Pedro Fernandes (SP Urbanismo), o chefe de Gabinete da SP Obras, Ricardo Menezes, e o diretor de Desenvolvimento Urbano da SP Urbanismo, Rafael Barreto.