
Prefeito Ricardo Nunes encerra visita oficial à Itália
Da redação da São Paulo Tv Especial Missão Ricardo Nunes Itália Bene Correa Beatriz Ciglioni e da Europa Samys Montanaro
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, cumpriu durante a semana missão oficial à Itália, com agendas importantes nas cidades de |Milão e Roma. A viagem começou no dia 21 e encerrou nesta sexta-feira (27).
A primeira agenda oficial foi em Milão, na segunda-feira (23), onde o prefeito visitou a Amsa (Azienda Milanese Servizi Ambientali) para conhecer o moderno sistema de destinação e reaproveitamento de resíduos, as operações de coleta seletiva, logística urbana e estratégias de educação ambiental.

Na terça-feira, Ricardo Nunes esteve na agência de mobilidade de Milão, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre soluções de mobilidade urbana sustentável. A agenda incluiu a operação do sistema de bonde leve (VLT), planejamento de trânsito e integração de diferentes modais de transporte público da cidade italiana. Durante a reunião com representantes da AMAT, o prefeito Ricardo Nunes conheceu práticas e tecnologias que podem inspirar melhorias significativas na mobilidade urbana de São Paulo, com foco em eficiência energética e redução de emissões. Nunes considerou o intercâmbio de experiências de suma importância para o projeto Bonde SP, que prevê a implantação de um sistema de VLT no Centro de São Paulo.


Quarta-feira, o prefeito seguiu para Roma para se encontrar com o papa Leão XIV. Nunes e a primeira-dama de São Paulo, Regina Nunes, foram recebidos em audiência solene no Vaticano, durante o Jubileu dos Bispos. O prefeito presenteou o papa com uma bandeira da cidade de São Paulo, um prato com imagens de locais icônicos da capital e de Nossa Senhora Aparecida, além de uma raquete da tenista paulistana Bia Haddad.



Na quinta-feira, o prefeito paulistano foi recebido pelo embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza. Durante o encontro, na embaixada brasileira, eles trataram das relações entre a capital paulista e a Itália. Nunes considerou um grande sucesso, pois abriu portas para uma série de ações futuras que visam estreitar os laços de amizade e impulsionar os investimentos italianos na cidade de São Paulo.
Encerrando a visita oficial, na sexta-feira, Nunes cumpriu agenda em Roma, onde se encontrou com o secretário de Mobilidade da capital italiana e visitou a garagem de Portonaccio, ponto de partida para a transição da frota de ônibus para veículos elétricos. O prefeito e o secretário Eugenio Patanè compartilharam experiências e soluções adotadas nos sistemas de transporte de São Paulo e Roma. Ao final do encontro, Nunes fez um balanço da reunião. “Foi uma reunião muito importante, na qual o secretário pôde compartilhar experiências conosco sobre VLT, transporte e informações relevantes, como, por exemplo, o fato de que, aqui e em toda a Europa, apenas 20% do custo do transporte coletivo é coberto pela tarifa; o restante é subsidiado”, destacou o prefeito.
Na sequência, Nunes e a comitiva da Prefeitura de São Paulo seguiram para a garagem de Portonaccio, que representa o primeiro e mais estratégico ponto de partida para a transição da frota da ATAC para ônibus totalmente elétricos.
A comitiva da Prefeitura foi formada pelos secretários Ângela Gandra, das Relações Internacionais, Cibele Molina, Entregas Prioritárias, Edson Aparecido, do Governo, Rodrigo Goulart, do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e Vitor Sampaio, chefe de gabinete do prefeito.
Durante a viagem internacional de Nunes, o vice-prefeito, Ricardo Mello Araújo, assumiu interinamente o comando da Prefeitura.