
Ricardo Nunes lança campanha de vacinação contra a gripe com aplicação em terminais e estações da CPTM
Da redação Com informações da Prefeitura de São Paulo Saúde
Prefeitura amplia acesso e reforça importância da imunização para todos os públicos
A Prefeitura de São Paulo inicia, a partir da próxima segunda-feira (9), uma grande campanha de vacinação contra a gripe em pontos estratégicos da capital. A imunização será oferecida gratuitamente em estações da CPTM, terminais de ônibus e no Terminal Rodoviário do Tietê, de segunda a sexta-feira, até o dia 27 de junho — com exceção do feriado prolongado de Corpus Christi, nos dias 19 e 20.
A iniciativa, coordenada pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), tem como meta ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população, alcançando locais de grande circulação de pessoas.

“Vacinar é cuidar. Essa campanha vai onde o povo está, nos caminhos do trabalho, da rotina e da vida. Nossa gestão trabalha para proteger a população com ações concretas e acessíveis”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Desde 19 de maio, a vacina está liberada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Antes disso, desde 28 de março, a campanha atendia exclusivamente aos grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com comorbidades.

“A vacina é segura, eficaz e salva vidas. Ao ampliarmos os pontos de vacinação, damos mais oportunidade para que ninguém fique de fora da proteção contra a gripe. É fundamental que todos se imunizem, inclusive os mais jovens”, reforçou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana de Souza Araújo, lembra que o vírus da influenza é altamente transmissível e pode causar complicações graves, especialmente em pessoas vulneráveis.
“Essas ações são muito importantes porque levam a vacina até a população. Além dos grupos prioritários, todas as pessoas acima de 6 meses devem se vacinar”, alertou Mariana.
A vacina não causa gripe — trata-se de um imunizante inativado, que apenas estimula o organismo a produzir anticorpos. A vacinação é considerada pela comunidade científica a principal ferramenta de prevenção contra a influenza.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos pontos com um documento de identificação. A lista completa dos locais será divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde nos canais oficiais da Prefeitura.