
Ricardo Nunes lança pacote ambiental voltado para a sustentabilidade e mudança climática
Da redação da São Paulo Tv editoria Cop 30

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, um plano com foco na sustentabilidade e resiliência climática.
O pacote abrangente foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes chamado Pacote Verde, que prevê:
- O plantio de milhares de árvores
- A criação de novas unidades de conservação
- A modernização da frota de coleta de resíduos com veículos movidos a biometano
- E pagamentos para pessoas protegerem áreas de interesse ambiental.
Além disso, foi feita a entrega simbólica das chaves de quatro caminhões de coleta de resíduos movidos a biometano.
O prefeito Ricardo Nunes aproveitou o evento para mostrar os projetos que a Prefeitura vem desenvolvendo na área do Meio Ambiente, com a aplicação de R$ 40 bilhões nos últimos dois anos em ações ligadas ao meio ambiente e mudanças climáticas.
“Hoje a cidade de São Paulo comemora o Dia do Meio Ambiente com muitos motivos para verdadeiramente celebrar. Só hoje, estamos apresentando 112 veículos movidos a biometano, que é um produto produzido em nossos próprios aterros e que emite 95% menos dióxido de carbono. Também podemos comemorar o pagamento do PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais, um programa em que a Prefeitura paga um valor a propriedades de interesse ambiental para que permaneçam preservadas”, detalhou o prefeito Ricardo Nunes.
“Temos a meta de plantar 120 mil árvores neste ano. Até maio, já chegamos a 50.037 árvores”, completou Nunes, lembrando que ontem anunciou a implantação de 20 novos bosques urbanos, totalizando 50 até 2028, e 100 jardins de chuva, com a meta de alcançar 1.000 até 2028, melhorando a qualidade do ar, da água, do solo e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que vivem, trabalham e visitam o São Paulo.
Diversos pontos simbólicos da cidade, como o Gabinete do Prefeito, o Viaduto do Chá, a Ponte Estaiada e a Biblioteca Mário de Andrade, receberão iluminação especial na cor verde, em referência à preservação ambiental e à transição energética em curso no município.
Outras iniciativas anunciadas nesta quinta-feira: - A Prefeitura assinou um Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e a Huawei para implementar o BESS (Battery Energy Storage System), um conjunto de baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos, instalados nas garagens dos ônibus. A adoção dessa nova tecnologia possibilitará superar limitações na infraestrutura elétrica, reduzir a dependência da concessionária Enel e cumprir o Programa de Metas, que prevê ônibus de energia limpa em substituição ao diesel.
- Também foi lançado o edital para o Inventário Municipal Arbóreo, que visa mapear as árvores nas ruas da cidade, além da assinatura de criação de duas novas Unidades de Conservação: a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras (FLOMU) e o Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro.
- Outra ação importante realizada nesta quinta foi a entrega simbólica de cheques do Programa de Serviços Ambientais (PSA) a novos agricultores. O PSA Mananciais é considerado um dos maiores programas do mundo em relação a valores pagos a pequenos produtores com imóveis de até dois hectares, e o maior do Brasil em todas as demais classificações. Além disso, mais de 1.200 novas mudas arbóreas foram plantadas simultaneamente nos parques municipais e algumas unidades escolares e de saúde da Prefeitura.
A Prefeitura também apresentou nesta quinta-feira os avanços na modernização da frota de coleta de resíduos com foco em sustentabilidade e redução de emissões.
Coleta domiciliar - 26 caminhões compactadores movidos a biometano já estão em operação, com previsão de mais 120 unidades até o fim do ano. Além disso, 23 triciclos e quadriciclos elétricos estão atuando em comunidades, com mais 7 em fase de implementação.
Coleta de resíduos de saúde e transporte final de resíduos - Sete caminhões a biometano já estão operando, e outros 9 estão a caminho
O transporte final de resíduos também está sendo reforçado com 27 carretas movidas a biometano em funcionamento e mais 8 prestes a iniciar a operação. A frota ainda conta com 3 veículos elétricos de apoio e 8 movidos a gás. - “Na renovação das concessões, o prefeito nos determinou um investimento muito grande na nova tecnologia de tratamento de resíduos, e é importante levarmos essa mensagem para que a população faça a sua parte, melhorando a separação dos resíduos recicláveis na origem. Assim, podemos ter um melhor aproveitamento, valorização dos resíduos, além de integrá-los a uma cadeia de economia circular”, disse o diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto.
- “Os veículos que temos aqui são movidos a gás. O prefeito visitou recentemente a central de reciclagem de resíduos, o aterro na Zona Leste, onde captamos o gás, transformamos em biometano e já abastecemos esses veículos”, completou.
Programação
A programação do Junho Verde já está em andamento. Ao longo de todo o mês diversos pontos da cidade receberão atividades gratuitas. A população poderá participar de trilhas ecológicas, aulas de yoga, ginástica, meditação, dança, caminhadas educativas, contação de histórias, oficinas artísticas e distribuição de mudas. As ações são voltadas à sensibilização sobre a preservação ambiental e à valorização da natureza no cotidiano urbano.