
Zelenski reorganiza comando militar ucraniano após novo ataque russo contra Sumi
SÃO PAULO TV BROADCASTING
INTERNACIONAL | 04 DE JUNHO DE 2025
Redação: São Paulo TV | Com agências internacional
Em meio à escalada dos bombardeios russos e após o trágico ataque à cidade de Sumi, no nordeste da Ucrânia, que deixou ao menos quatro mortos e 25 feridos — incluindo três crianças —, o presidente Volodimir Zelenski anunciou uma profunda reorganização na cúpula das Forças Armadas do país.
Segundo informações oficiais, cinco mísseis de longo alcance atingiram o centro da região por volta das 9h da manhã (horário local). Um dos projéteis, lançado por um sistema de foguetes múltiplos, atravessou a parede de um apartamento no nono andar e não explodiu. “Isso diz tudo sobre o suposto ‘desejo’ da Rússia de encerrar essa guerra”, declarou Zelenski em tom de indignação.
assista aqui na Rede de Zelenski https://x.com/ZelenskyyUa/status/1930345115383734439
Reestruturação Militar Estratégica

Com foco no fortalecimento do comando e na resposta mais rápida aos ataques russos, Zelenski anunciou mudanças-chave:
- General Mijailo Drapaty teve parte de suas funções reduzidas e será agora o comandante das Forças Conjuntas, concentrando-se exclusivamente em operações de combate no front leste.
- Coronel Oleg Apostol foi nomeado líder da unidade de paraquedistas.
- Robert Brovdi assume o comando da unidade de drones, considerada fundamental na guerra tecnológica moderna.
- Coronel Vadim Sukharevski ficará responsável pela modernização da estrutura de comando como comandante adjunto das tropas na linha de frente.
Apelo à Comunidade Internacional

Em discurso transmitido à noite, o presidente ucraniano voltou a cobrar ações mais firmes do Ocidente. “É evidente que, sem a pressão da comunidade internacional, sem medidas decisivas por parte dos Estados Unidos, da Europa e de todos que têm poder no mundo, Vladimir Putin não aceitará nem mesmo um cessar-fogo”, afirmou.
Zelenski reforçou que os bombardeios russos continuam diariamente, com perdas humanas inaceitáveis. “A cada dia, perdemos cidadãos inocentes devido ao terror russo. A cada dia, a Rússia dá novos motivos para que as sanções sejam endurecidas e para que o apoio à nossa defesa aumente.”
Brasil e o cenário geopolítico
Especialistas em política internacional ouvidos pela São Paulo TV ressaltam que o conflito caminha para uma nova etapa, com o aumento do uso de drones, ataques coordenados e táticas híbridas. Para o professor Daniel Moretti, da USP, “o apoio diplomático e logístico do Brasil à resolução pacífica é importante, mas deve ser acompanhado por uma posição firme contra ataques que violam o direito internacional humanitário”.
Acompanhe as atualizações internacionais em www.saopaulotvbroadcasting.com.br
📲 Siga também nossas redes sociais para cobertura em tempo real.