
Mobilidade e desenvolvimento: Vereador Ricardo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, articula obras estruturais para transformar transporte em São Miguel Paulista
Da Redação | São Paulo TV Broadcasting Cidades
O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira, liderou uma reunião estratégica com autoridades estaduais e municipais para viabilizar intervenções estruturais no sistema de mobilidade urbana da Zona Leste da capital. O encontro, realizado na Secretaria de Transportes Metropolitanos, contou com a presença do subprefeito de São Miguel Paulista, Divaldo Rosa, do coordenador de obras da Subprefeitura, além do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, do presidente da CPTM, Michael Sotelo, do diretor de Engenharia da companhia, Marcelo Machado, e do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Marcos Monteiro.

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Obras estruturantes para São Miguel, Jardim Lapena, União de Vila Nova e região
Entre os principais temas debatidos, destaca-se a construção de uma nova passagem no Jardim Lapena — localmente conhecido como “buraco do Lapena” — que atualmente permite apenas a travessia de pedestres. A proposta é ampliar essa ligação para veículos e caminhões, respondendo a uma demanda antiga da comunidade e garantindo mais segurança, fluidez no trânsito e integração entre bairros separados pela linha da CPTM.
Também foi solicitada a revitalização e ampliação da atual passagem de veículos existente, beneficiando diretamente o escoamento da produção local e a mobilidade dos moradores.
Passarela na Estação São Miguel vai fortalecer o comércio e a acessibilidade
Outro projeto prioritário discutido é a implantação de uma passarela ligando a Estação São Miguel Paulista à Rua Salvador de Medeiros — uma das mais movimentadas do bairro. A nova estrutura proporcionará mais segurança para os pedestres, especialmente idosos, estudantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de estimular o comércio da região central.
“Essa passarela vai revitalizar a área, facilitar o dia a dia de milhares de moradores e atrair mais fluxo para os lojistas, fortalecendo a economia local”, afirmou Ricardo Teixeira
Impacto direto na vida de mais de 90 mil passageiros por dia

De acordo com dados da própria CPTM, a estação São Miguel Paulista atende aproximadamente 92 mil passageiros por dia útil, sendo uma das mais movimentadas da Linha 12-Safira. O trecho é utilizado majoritariamente por trabalhadores e estudantes, muitos dos quais enfrentam desafios diários com a travessia em pontos de risco ou falta de acessos diretos.
A instalação da passarela e da passagem no Jardim Lapena terá impacto direto na redução do tempo de deslocamento e dos riscos de acidentes, além de aliviar o fluxo em vias congestionadas. Também se espera um incremento na eficiência do sistema de transporte coletivo, com melhor escoamento da demanda nos horários de pico e estímulo ao uso do trem como meio principal de transporte.
Novo viaduto para substituir estrutura obsoleta
A reunião também incluiu a proposta de construção de um novo viaduto, que substituirá o antigo “viadutinho”, em funcionamento há mais de 40 anos e hoje insuficiente para a demanda atual. A nova obra atenderá o aumento do fluxo de veículos, inclusive ônibus e transporte de carga leve, promovendo mais segurança e conectividade viária.
Integração urbana, segurança e fomento econômico

As obras também se alinham à política pública de requalificação urbana da Zona Leste, uma das regiões com maior densidade populacional da cidade. Com mais de 410 mil habitantes, São Miguel Paulista tem enfrentado crescimento desordenado, exigindo ações coordenadas entre os entes municipais e estaduais.
O secretário de Transportes Metropolitanos reforçou que o Governo do Estado está comprometido com o avanço rápido dos projetos, destacando que os estudos técnicos preliminares já estão em andamento. O Secretário Municipal de Infraestrutura, por sua vez, garantiu que a Prefeitura de São Paulo atuará como parceira nas ações de urbanização complementar.
“Vamos trabalhar juntos para garantir que essas intervenções saiam do papel e melhorem a vida de quem mais precisa. São obras que conectam a cidade, geram segurança, fomentam o comércio e valorizam a região como um todo”, concluiu Ricardo Teixeira.
“Buraco do Lapena”: passagem de pedestres será ampliada para veículos e caminhões
Entre os principais pontos da reunião, destacou-se a demanda histórica por uma nova passagem para veículos sob a linha da CPTM no Jardim Lapena — conhecida localmente como “buraco do Lapena”. Hoje, o local permite apenas a travessia de pedestres. A proposta debatida é ampliar essa ligação para permitir a circulação de veículos e caminhões, o que traria mais segurança, fluidez e integração entre regiões separadas pelos trilhos.
Além disso, foi solicitado o alargamento e a revitalização da passagem de veículos existente, medida que atende diretamente a mobilidade dos moradores e ao escoamento da produção de pequenos comerciantes da região.
Passarela vai ligar a Estação São Miguel à Rua Salvador de Medeiros
Outra obra prioritária é a implantação de uma passarela entre a Estação São Miguel Paulista da CPTM e a movimentada Rua Salvador de Medeiros, no coração do comércio local. A estrutura vai proporcionar mais segurança aos pedestres, reduzir o tempo de deslocamento e valorizar o centro comercial do bairro.
Segundo o vereador Ricardo Teixeira, “essa passarela vai revitalizar a área, facilitar o dia a dia de milhares de moradores e atrair mais fluxo para os lojistas, fortalecendo a economia local e garantindo acessibilidade para todos, especialmente idosos, estudantes e pessoas com mobilidade reduzida”.
Novo viaduto: alternativa ao “viadutinho” de mais de 40 anos
Na reunião, o subprefeito Divaldo Rosa também defendeu a construção de um novo viaduto, ao lado do antigo “viadutinho”, que há mais de quatro décadas é a única ligação entre importantes vias da região. A proposta visa criar uma ligação moderna, segura e capaz de absorver o aumento do fluxo de veículos — especialmente ônibus e transporte de cargas leves.
Integração institucional e compromisso com a população

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, afirmou que o Governo do Estado está alinhado com as demandas e que os projetos serão tratados com prioridade técnica e institucional. “São intervenções de alto impacto social, com retorno direto para a população da Zona Leste, que merece respeito e atenção”, declarou.
Já o presidente da CPTM, Michael Sotelo, destacou que as áreas técnicas da companhia já iniciaram levantamentos topográficos e estudos preliminares para viabilizar os projetos.
O vereador Ricardo Teixeira reforçou que seguirá acompanhando pessoalmente o andamento de cada etapa. “Não estamos falando de promessas, mas de ações concretas. São Miguel Paulista está avançando com planejamento, união de esforços e foco nas pessoas. A expectativa é que essas obras tragam um salto de qualidade de vida e mobilidade para dezenas de milhares de moradores.”
A expectativa é de que, com a união de esforços, os projetos tenham licitação iniciada ainda neste segundo semestre e execução prevista para 2026.