
Receita Federal libera nesta sexta-feira a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025
Da redação da São Paulo Tv Editoria Nacional
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será efetuado a partir do dia 30 de maio, seguindo o cronograma oficial da Receita, que prevê a liberação de cinco lotes neste ano.
Será o maior lote da história, tanto em número de contribuintes contemplados quanto em valor total. Além disso, o lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Como está distribuído o primeiro lote:
- 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix
- 2.346.445 contribuintes de 60 a 79 anos
- 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 240.081 contribuintes acima de 80 anos
- 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave
Embora não haja prioridade por lei, os contribuintes que utilizaram dois procedimentos em conjunto — a pré-preenchida e o Pix — passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.
Como consultar a restituição
O contribuinte poderá fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Para isto, basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones com sistemas Android e iOS.
O pagamento será feito no dia 30 de maio, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
O que fazer se o nome não estiver na lista?
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes ou o processamento pela malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada — como no caso de conta desativada — os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento:
- 4004-0001 — capitais
- 0800-729-0001 — demais localidades
- 0800-729-0088 — telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Para isso, deve seguir o seguinte caminho:
- Acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”
- Selecionar o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”
Especialista orienta sobre a importância da entrega correta
O especialista em Imposto de Renda da ASA, Arilson Soares, destaca a necessidade de atenção redobrada na entrega da declaração:
“É fundamental que o contribuinte faça a entrega da declaração com todos os dados corretos e atualizados. Isso evita cair na malha fina e garante que, caso tenha direito à restituição, ela seja processada e liberada sem atrasos. Além disso, é imprescindível manter as informações bancárias corretas, pois qualquer erro pode impedir o crédito automático da restituição na conta indicada.”
Receita reforça alerta contra golpes
A Receita Federal reforça que não envia e-mails ou mensagens solicitando dados pessoais ou bancários para liberar a restituição. Em caso de dúvidas, o contribuinte deve consultar exclusivamente os canais oficiais.
O calendário completo das restituições pode ser acessado no site da Receita Federal, que também oferece serviços de regularização de pendências, caso o contribuinte identifique qualquer problema na sua declaração.