
Cardeais discutem no Vaticano o futuro da Igreja
Da redação da São Paulo Tv Especial do Vaticano – Conclave
Há uma semana do início do Conclave, as conversas dos cardeais sobre o sucessor do Papa Francisco se intensificam no interior do Vaticano. Ainda não há pistas sobre o perfil do novo líder católico, mas a expectativa é de que o Conclave vai durar pouco tempo.
Nesta quarta-feira (30), foi realizada no Vaticano a sétima “congregação geral”, que reuniu a portas fechadas 180 cardeais, incluindo 124 eleitores, que debateram as prioridades para o futuro da instituição bimilenar. Segundo o cardeal colombiano Jorge Enrique Jimenez Carvajal, a atmosfera é muito pacífica, é um momento de diálogo. “Eles discutiram a situação econômica e financeira da Santa Sé”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano. Em seguida, foram realizadas apresentações sobre a polarização da Igreja, vocações e evangelização.
As congregações gerais, que é um tipo de “pré-conclave” e serão realizadas até dia 6 de maio, permitem traçar um perfil do sucessor do papa Francisco. No Conclave que escolheu o Papa Francisco, em 2013, estas reuniões foram determinantes.
Expectativa sobre o perfil do novo papa
O cardeal espanhol Cristobal Lopez Romero, arcebispo de Rabat, falou ao Vatican News sobre a importância da congregação geral. “Compartilhando sua visão própria, nós acabaremos por ter um panorama objetivo da situação atual do mundo e da Igreja e estaremos em boas condições para traçar o perfil do novo papa”, dsse o Lopez Romero.
Um número recorde de 133 cardeais eleitores com menos de 80 anos entrarão na Capela Sistina em 7 de maio. Dois religiosos anunciaram sua ausência por motivos de saúde. Nos encontros preparatórios, alguns cardeais que vieram de longe devem se familiarizar com o funcionamento da instituição vaticana e se conhecer, em um colégio de diversidade sem precedentes.
Mudanças feitas por Francisco serão mantidas?
Entre jornalistas e fiéis, uma das curiosidades é levantar informações sobre a linha do noivo papa, se manterá as mudanças promovidas por Francisco, que sempre defendeu os marginalizados e os esquecidos. Vale lembrar, que 80% dos cardeais foram designados pelo Papa Francisco.
No entanto, o próximo papa “não precisa necessariamente ser um Francisco II, um imitador de Francisco”, disse Cristobal Lopez Romero. “Não estou nervoso, mas estou curioso”, acrescentou, admitindo estar “um pouco preocupado” com a responsabilidade da tarefa.
Participação dos bispos africanos, asiáticos e sul-americanos
O aumento da influência dos bispos africanos e asiáticos também pode ter impacto nesta eleição. Um cardeal europeu disse que mais o impressiona é a diversidade. ”Quando africanos ou sul-americanos falam, eles são de mundos diferentes. Não somos opostos, mas temos uma visão muito eurocêntrica Percebemos que não temos as mesmas prioridades”, confidenciou. Para ele, as reuniões são “uma fase de análise” onde “ouvimos, tentamos entender”. Então “o conclave será uma síntese com uma pessoa”.
No conclave, que será presidido pelo cardeal italiano Pietro Parolin, são necessários dois terços dos votos para escolher um papa, cujo nome será então anunciado “urbi et orbi”, ou seja, para a cidade de Roma e para o mundo.
A Redação da São Paulo Tv fez uma lista dos filmes que vc pode ver o assunto do Conclave, são eles;
CONCLAVE (2024) – FILME Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, o longa é baseado no livro Conclave, de Robert Harris. A história começa com a morte do papa, interpretado por Bruno Novelli, e acompanha o cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), responsável por coordenar a eleição de um novo líder para a Igreja. O filme destaca a chegada dos cardeais ao Vaticano e as articulações internas para a escolha de um sucessor de consenso. onde assistir: https://www.primevideo.com/-/pt/detail/Conclave/0S1D0ZG9TT4UY68JR0QKI6BL6Z
DOIS PAPAS (2019) – FILME Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, o filme retrata a transição entre os papados de Bento 16 e Francisco, recém-falecido. A direção é do brasileiro Fernando Meirelles, conhecido por Cidade de Deus. onde assistir: Netflix https://www.netflix.com/br/title/80174451
O SEQUESTRO DO PAPA (2023) – FILME Dirigido por Marco Bellocchio, Rapito é baseado em um episódio real ocorrido em 1858. O filme conta a história de Edgardo Mortara (Enea Sala), um menino judeu batizado à força e retirado de sua família para ser criado como católico. A luta dos pais, Salomone (Fausto Russo Alesi) e Marianna (Barbara Ronchi), tornou-se símbolo da resistência ao poder papal e influenciou o movimento de unificação italiana https://www.primevideo.com/-/pt/detail/O-Sequestro-do-Papa/0SII1U9RUHFCGEWZTML37S20TK
HABEMUS PAPAM (2011) – FILME Após a morte de um papa, o conclave se reúne para eleger um sucessor. O escolhido (Michel Piccoli), no entanto, sofre uma crise de pânico e recusa assumir o cargo, gerando uma crise entre os cardeais. Para tentar resolver a situação, um psicanalista (Nanni Moretti) é chamado ao Vatican https://www.primevideo.com/-/pt/detail/Habemus-Papam-%E2%80%93-Mamy-Papieza/0TN5V0NM7V9I3PKRG18JPRSLY4
JOÃO PAULO II (2005) – FILME A produção, protagonizada por John Voight e Christopher Lee, acompanha a vida de Karol Wojtyla, desde sua juventude até sua eleição como papa João Paulo II https://www.primevideo.com/-/pt_PT/detail/Papa-Jo%C3%A3o-Paulo-II/0PR6DSC1ZKX9ALATC6NN1PLVAQ