
Prefeitura de Uberlândia inova no combate ao Aedes aegypti com uso de inteligência artificial
PDa Redação – São Paulo TV
Fonte: Danilo Henriques – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia deu um passo inovador no combate ao mosquito Aedes aegypti ao implementar o uso de inteligência artificial (IA) no trabalho de monitoramento das ovitrampas — armadilhas usadas para identificar a presença do vetor. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa de Processamento de Dados da Prefeitura (Prodaub), com o objetivo de tornar mais ágil e eficaz o Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes.
Com a utilização da IA chamada MarIA, a identificação dos ovos do mosquito e o grau de infestação nas regiões passou a ser feita com mais velocidade e precisão. Atualmente, 1.235 ovitrampas estão espalhadas pela cidade, permitindo que as equipes de combate coletem semanalmente as paletas com os ovos e, agora, façam o envio das imagens via aplicativo UDI sem Dengue. A leitura é feita em tempo real, eliminando o antigo processo manual que levava cerca de uma semana.
“A partir do momento em que o agente de endemias fotografa e envia a imagem da paleta ao sistema, a IA faz a contagem e a classificação dos ovos quase instantaneamente, o que possibilita uma resposta mais rápida no combate ao mosquito”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.
Além da agilidade, a nova ferramenta permite classificar as armadilhas com maior risco, cruzar dados de monitoramento e construir um mapa mais preciso da proliferação do Aedes aegypti em Uberlândia.
O diretor da Prodaub, Reginaldo Aparecido Mendes, destacou o impacto positivo da tecnologia: “Com a IA, as equipes já conseguem estar nas ruas no dia seguinte com as ações de combate previamente definidas, otimizando o trabalho e os resultados”.
A iniciativa representa um marco na gestão da saúde pública da cidade, utilizando tecnologia de ponta para proteger a população e ampliar a eficiência no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
08/04/2025
Hismênia Keller
imprensa@uberlandia.mg.gov.br | (34) 3239-2441 / 2883 / 2684